ola pessoal.
Na ultima aula, o professor comentou sobre uma tarefa que teriamos que entregar amanha. Mas não encontrei nenhuma tarefa até o momento na apostila do professor.
Alguem sabe algo a respeito?
Hamilton,
Não tem tarefa 7 para amanhã não. O que ele pediu para amanhã e que não é obrigatório é achar estratégias vencedoras para aquele joguinho de ligar pontos, esqueci o nome do jogo... rs. Mas é aquela grade de pontos que o prof. ficou ligando no final da última aula, lembra?
Não tem tarefa 7 para amanhã não. O que ele pediu para amanhã e que não é obrigatório é achar estratégias vencedoras para aquele joguinho de ligar pontos, esqueci o nome do jogo... rs. Mas é aquela grade de pontos que o prof. ficou ligando no final da última aula, lembra?
O nome é "slither"; ele vem em algumas distros Linux, com o nome "fences".
Interessante.
Eu não sabia.
Eu não sabia.
Professor, uma pequena errata:
Verifiquei aqui o "fences", trata-se da mesma ideia de tabuleiro com pontos, porém trata-se de uma variante, com regras e objetivos diferentes dos apresentados na última aula; o nome equivalente do jogo é "Slither link".
Existem várias páginas web com versões em java desse joguinho; a versão em Linux que eu testei chama-se "Slinker".
Verifiquei aqui o "fences", trata-se da mesma ideia de tabuleiro com pontos, porém trata-se de uma variante, com regras e objetivos diferentes dos apresentados na última aula; o nome equivalente do jogo é "Slither link".
Existem várias páginas web com versões em java desse joguinho; a versão em Linux que eu testei chama-se "Slinker".
Humm..
Qual é, então, o grafo do Fences?
Quais as regras e o objetivo?
Qual é, então, o grafo do Fences?
Quais as regras e o objetivo?
O objetivo do jogo, em um tabuleiro t-por-t, é criar um circuito hamiltoniano, ligando os pontos (vértices) adjacentes entre si (são admitidas somente arestas verticais e horizontais); a dificuldade está nas restrições para se acrescentar as arestas:
Digamos que (i,j) é um vértice qualquer de um tabuleiro t-por-t, onde i < t e j < t. Se o quadrado formado pelos vértices {(i,j), (i,j+1), (i+1,j), (i+1,j+1)} circunda um número, devem ser criadas ao redor desse número exatamente essa quantidade de arestas. Se o tal quadrado não tiver nenhuma indicação, o jogador pode criar as arestas como bem entender. Essa relação define o grafo de Fences.
A Wikipédia inglesa tem um verbete interessante sobre o Slitherlink, incluindo um link para um artigo que mostra que o joguinho é NP-completo.
Digamos que (i,j) é um vértice qualquer de um tabuleiro t-por-t, onde i < t e j < t. Se o quadrado formado pelos vértices {(i,j), (i,j+1), (i+1,j), (i+1,j+1)} circunda um número, devem ser criadas ao redor desse número exatamente essa quantidade de arestas. Se o tal quadrado não tiver nenhuma indicação, o jogador pode criar as arestas como bem entender. Essa relação define o grafo de Fences.
A Wikipédia inglesa tem um verbete interessante sobre o Slitherlink, incluindo um link para um artigo que mostra que o joguinho é NP-completo.
Interessante.
Mas parece que não tem nada a ver com
o jogo de que falei na última aula.
Mas parece que não tem nada a ver com
o jogo de que falei na última aula.