Nas aulas dos dias 11 e 13 de março veremos como utilizar a planilha "declarativamente", ou seja, dispondo valores relacionados nas células das planilhas de forma que, uma vez preenchidos os valores iniciais, os outros valores sejam determinados equacionalmente e produzam a resolução de problemas.

1. construir uma planilha que efetue uma operação aritmética simples pré definida. Por exemplo, dados os valores em A1 e B1, a planilha coloca em C1 a soma desses dois valores (dica: =A1 + B1). O que acontece com os diferentes valores possíveis de A1 e B1 (célula em branco, um número inteiro, um número com casas depois da vírgula, uma palavra, etc.)?

2. sabendo que uma sala tem no máximo 10 alunos, construir uma planilha para calcular a média da turma: (a) usando o recurso média; (b) usando o recurso soma; (c) somando um a um. Nos casos (b) e (c), como saber quantos alunos efetivamente estão matriculados? (dicas: =SOMA(A1:A10); =SE(A1<>"";1;0).)

3. sabendo que uma sala tem no máximo 10 alunos, construir uma planilha para calcular a média somente dos alunos que passaram, e para calcular separadamente a média somente dos alunos que foram reprovados (dica: =SE(E((A1<5);(A1<>""));1;0)).

Última atualização: quarta-feira, 29 dez. 2010, 21:00