Usuários Linux

Vamos usar o compilador gcc.
Para compilar seus programas use o comando

gcc -Wall --ansi --pedantic -O programa.c -o programa

Recomendamos o uso do editor de texto "emacs", mas qualquer outro também serve. Mas, quando tiver um tempo, experimente o emacs! Em particular, sugerimos que você use este arquivo ".emacs". Colocando esse arquivo na raiz de sua área e iniciando o emacs, quando você abrir arquivos com extensão ".c" os comandos em C aparecerão coloridos e haverá um identação automática, facilitando a escrita do programa.

Usuários Windows

Vamos usar o ambiente Dev-C++.

Se você quiser instalar o Dev-C++ no seu computador pessoal, siga as instruções da página http://www.ime.usp.br/~mac2166/devcpp/.

Esse compilador também se encontra instalado nas salas do CEC.
Ele pode ser acessado clicando em
Iniciar -> Programas -> Bloodshed Dev-C++ -> Dev-C++
A primeira vez que você for usar o ambiente no CEC, escolhas as opções de acordo com instruções finais da página de instalação.

Se você não tem experiência com esse ambiente, você deve experimentar fazer o tutorial da página http://www.ime.usp.br/~mac2166/devcpp/devcppintro/,
começando da Seção Hello World.

CUIDADO: O padrão do ambiente Dev-C++ é salvar e compilar arquivos na linguagem C++. Como estamos usando linguagem C, você precisa explicitamente salvar os arquivos com extensão ".c". Usando um arquivo com extensão ".c" o ambiente sabe que deverá usar o compilador gcc integrado ao ambiente. Caso você não escolha a extensão, o arquivo será salvo com extensão ".cpp" e usará o compilador g++ que é da linguagem C++.

Última atualização: quarta-feira, 29 dez. 2010, 20:59