Senhores,

estamos com nossos exercícios das sextas-feiras um tanto bagunçados e atrasados. Proponho, para a aula de hoje, iniciarmos um trabalho conjunto para organizarmos nosso material prático e recuperarmos o atraso.

Para isso, sugiro o seguinte: procurem dividir o tempo da aula em três partes iguais, e desenvolvam atividades distintas em cada uma dessas partes.

PARTE I:

- repassem os exercícios das semanas anteriores, com ênfase para a semana passada, e procurem resolver os exercícios que ficaram para trás. Todos os exercícios são importantes e nenhum deles deve ser deixado sem resolver.

- revejam os exercícios de quarta-feira e refaçam esses exercícios (Bolsa de Valores).

- considerem a bolsa de Mercados Futuros, em que podem ser feitas dívidas para saldar no futuro. Ou seja, em vez de o corretor ter dois estados possíveis perante o mercado ("V", que é quando ele vendeu tudo o que tinha e não tem nada; "C", que é quando ele comprou um lote e está esperando o lote valorizar para vendê-lo), o corretor pode assumir TRÊS estados possíveis: "D", que é quando o corretor vende o que não tem e se compromete a comprar o que vendeu para entregar posteriormente - "D" é a primeira letra da palavra "dívida" - "V", que é quando o corretor vendeu tudo e "zerou" sua posição, e "C", que é quando ele comprou um lote. Nos nossos exercícios, não estamos considerando custos de operação financeira, nem muitas outras possibilidades que tornariam esse problema bem mais complexo (perguntem ao professor se tiverem interesse). Modifiquem seus programas para construirem o corretor real e o corretor mágico para a bolsa de Futuros.
Última atualização: quarta-feira, 29 dez. 2010, 21:00