Como escrever bons cenários
(por Saul Greenberg)


Características de um bom cenário
  • Diz o que o usuário quer fazer mas não diz como o usuário o faria
    • você não deve fazer nenhuma consideração sobre a interface do sistema
    • essa informação será utilizada para comparar design alternativos de interfaces de uma maneira justa
  • São específicos
    • diz exatamente o que o usuário deseja fazer
    • essa informação será utilizada para especificar a informação real que o usuário gostaria de colocar no sistema e que informação ele gostaria de receber do sistema.
  • Descreve uma atividade completa
    • deveria listar todos os aspectos da tarefa, do começo ao fim.
    • isso força o projetista a considerar como as características da interface trabalharão em conjunto
    • essa informação será utilizada para verificar como a informação de entrada e saída são conduzidas ao longo do diálogo, isto é,
      • qual a origem da informação?
      • para onde ela vai?
      • o que deve acontecer em seguida?
  • Diz quem são os usuários
    • usa pessoas específicas, se possível
    • reflete interesses reais de usuários reais
    • o sucesso de um design é influenciado fortemente pelo conhecimento dos usuários e do contexto do trabalho; essas informações serão utilizadas para verificar de forma realista se as pessoas tem o desejo, conhecimento e/ou capacidades para realizar seu trabalho utilizando o sistema.
Exemplos
Descrição de tarefas de um funcionário em uma loja de vídeo, incluindo
discussão. O sistema deve ajudar os funcionários a realizar suas
tarefas.

Cenário 1.
George Marlay, um cliente regular da loja de vídeo, se dirige a Mary e pergunta se eles tem a comédia do Frankestein. Ela pergunta se ele quer o filme "O jovem Frankestein", de Mel Brooks, e ele diz que sim. Ela então indica a prateleira onde o vídeo deveria estar. George pega o cartão do vídeo e o leva até o balcão. Mary pede o cartão de locação do George, mas ele o esqueceu em casa. Mary então procura seu número de cadastro, e quando o encontra, retira o vídeo, e lembra a George que ele ainda não devolveu o vídeo "Brazil", que agora está atrasado de 1 dia. George avisa que ele o trará de volta naquela mesma tarde, e sai da loja com o vídeo.

Discussão:
O cenário contém várias atividades típicas de um funcionário da loja de vídeo, que recebe perguntas vagas sobre o título ou conteúdo de vídeos, sobre onde encontrar um vídeo na loja, cartões de locação esquecidos, a lista de vídeos retirados, assim como avisos sobre vídeos em atraso. A maior parte dessas atividades são realizadas com freqüência, e são importantes.

Cenário 2.
Mary Farness, um funcionária em tempo integral da loja de vídeo, abre a loja de manhã. Ela começa seu dia de trabalho fazendo o recebimento dos vídeos entregues durante a noite, que tipicamente variam de 90 a 150 vídeos (deveria haver uma lista deles, incluindo identificação textuais e outras marcas utilizadas para fazer o recebimento). Ela interrompe essa atividade sempre que um cliente requer a sua atenção. Em geral ela rebece 10 vídeos e os coloca de volta na prateleira antes de processar os próximos 10.

Discussão:
neste caso, o "usuário" é um empregado em tempo integral
que normalmente realiza essa tarefa. Esperamos que sejam funcionários (usuários!) típicos e experientes que conhecem bem o procedimento, e que se tornarão experientes no uso do sistema. A tarefa é rotineira, realizada com freqüência.

Cenário 3.
Anil, um funcionário em tempo parcial que atende o telefone, trabalha por uma hora toda segunda, quarta e sexta. Sua tarefa é pesquisar os arquivos de aluguel de fitas para procurar os clientes que estão em atraso de ao menos 1 dia. Por exemplo, ele liga para Bob Jakobs, que está 2 dias atrasado. Bob atende o telefone, e Anil se identifica e informa que Bob está com o vídeo "Volcano" em atraso, e o avisa para devolver o vídeo. Bob avisa que ele trará o DVD de volta em aproximadamente 1 hora, e Anil risca o nome de Bob na lista. A seguir ele liga para Ania Sliven, e diz (mais ou menos) a mesma coisa. Porém, Ania diz que ela já devolveu o vídeo no dia anterior. Anil pede a Ania
para esperar, corre para a prateleira e encontra o vídeo onde ele deveria estar. Ele se desculpa e desliga o telefone. Ele então liga para Ang Lee, mas como ninguém atende o telefone, ele escreve uma nota para se lembrar de ligar novamente. Ele continua o processo até chegar ao final da lista, e então recomeça o processo, chamando aqueles que não atenderam o telefone.

Discussão:
Esse cenário descreve uma atividade específica que é

realizada com menos frequencia, mas ainda assim importante. Ela também
indica que um funcionário em tempo parcial pode realizar essa tarefa.

Last modified: Wednesday, 29 December 2010, 8:59 PM