Nesta disciplina, usaremos a versão 3.x do Python, por exemplo, 3.5.1. Houve algumas melhorias entre a versão 2.x e a 3.x e vamos utilizar a versão mais moderna. Se você já tem o Python 2 instalado, não se preocupe; ambas podem coexistir no seu computador. Após instalar a versão 3.x do python no seu computador, para executá-lo a partir da linha de comando, é necessário digitar python3.

Visite o site oficial da linguagem Python para prosseguir com a instalação ou siga os passos abaixo.

Instalando Python 3 - Windows:

  1. Visite https://www.python.org/downloads/windows/
  2. Clique em Latest Python 3 Release
  3. No fim da página, faça o download de Windows X86-64 executable installer
  4. Instale o arquivo obtido no passo 3

Desta forma, tanto o Python 3 quanto o IDLE serão instalados.

Instalando Python 3 - Linux:

O Python 3 já está presente nas últimas versões de usuário das distribuições mais famosas de GNU/Linux, como Ubuntu, Debian openSUSE e Fedora.

Para instalar o IDLE você pode utilizar o gerenciador de pacotes da sua distribuição. Para tal, deve-se saber o nome do pacote que instala a ferramenta.

Ubuntu/Debian/Mint: sudo apt-get install idle3

Fedora/openSUSE/CentOS: sudo yum install python3-tools

Instalando Python 3 - MacOS X:

  1. Visite https://www.python.org/downloads/mac-osx/
  2. Clique em Latest Python 3 Release
  3. No fim da página, faça o download de Mac OS X 64-bit/32-bit installer
  4. Instale o arquivo obtido no passo 3

Desta forma, tanto o Python 3 quanto o IDLE serão instalados. No entanto, há um passo a mais: depois de instalar o python, você precisa instalar também um programa auxiliar, o active TCL: https://www.activestate.com/activetcl/downloads . Embora exista a versão 8.6.x, você deve instalar a versão 8.5.x desse programa.

Outra coisa útil no ambiente MacOS X é a instalação do leiaute de teclado "EUA - International PC" de forma que você possa digitar caracteres acentuados se quiser. Há várias páginas na Internet que explicam como fazer isso, mas você pode começar indo em "Preferências do Sistema -> Teclado -> Leiautes de Teclado" e aí selecionando "EUA - Internacional - PC". Se não aparecer essa opção para você, você pode instalar esse leiaute baixando-o da Internet, por exemplo, seguindo as instruções em: http://macworldbrasil.com.br/dicas/2008/07/03/como-acentuar-em-portugues-no-mac/

Última atualização: quarta-feira, 15 mar. 2017, 18:39