MAC0439  Laboratório de Bancos de Dados

OBJETIVOS:  Desenvolver um projeto lógico e físico de bancos de dados utilizando sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais e/ou relacionais-objetos. Consolidar os principais fundamentos apresentados em uma disciplina introdutória de sistemas de bancos de dados.

PROGRAMA:  Principais elementos da arquitetura dos gerenciadores de bancos de dados relacionais. Linguagem SQL: detalhes dos comandos de definição de dados e de manipulação de dados. Integridade e segurança em bancos de dados: conceitos e comandos SQL. Visões, gatilhos e procedimentos armazenados. Ferramentas de apoio para o desenvolvimento do projeto lógico e físico de bancos de dados. Especificação e implementação de um banco de dados com seus procedimentos de inserção, eliminação, atualização e consulta. Principais técnicas para sintonia fina de banco de dados relacionais. Arcabouços para persistência em bancos de dados. Ferramentas de apoio para projeto e execução de workflows científicos e processos de negócio.

RESPONSÁVEIS:  João Eduardo Ferreira, Marcelo Finger e Kelly Rosa Braghetto.

PRÉ-REQUISITOS:  MAC0426.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  4 horas, 4 créditos-aula.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:  Méda simples das notas de trabalhos e exames escritos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    S. Ceri, P. Fraternali, Designing Databases Applications and Rules, Addison-Wesley, 1997.
    J. D. Ullman, J. Widom, A First Course in Database Systems, 3rd edition, Prentice Hall, 2007.
    T. J. Teorey, S. S. Lightstone, T. Nadeau, H. V. Jagadish, Database Modeling & Design: Logical Design, 5th edition, Morgan Kaufmann Publishers, 2011.
    R. Elmasri, S. B. Navathe, Fundamentals of Database Systems 6th edition, Addison-Wesley, 2010.
    D. Shasha, P. Bonnet, Database Tuning: principles, experiments and troubleshooting techniques, Morgan Kaufmann Publishers, 2002.
    C. J. Date, Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, 8a edição, Campus, 2004.
    W. van der Aalst, K. van Hees, Workflow Management: Models, Methods, and Systems, The MIT Press, 2004.
    I. J. Taylor, E. Deelman, D. B. Gannon, M. Shields (Eds.), Workflows for e-Science: Scientific Workflows for Grids, Springer, 2006.
    Manuais das ferramentas de apoio ao desenvolvimento de banco de dados, dos gerenciadores de bancos de dados e dos gerenciadores de workflows.

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

Última atualização: terça-feira, 11 ago. 2015, 13:49