Para criar seus programas é necessário a utilização de um editor de texto. O editor de texto permite a você fazer coisas básicas como escrever, apagar, copiar, recortar, entre outras coisas. Um editor de texto, possui facilidades na programação pois permite a você editar seu texto, colore a sintaxe, faz a indentação se necessário, confere se há paranteses abertos e não fechados e etc.

No Linux os editores de texto mais usados são o vim e o emacs, mas existem outros como gedit, kedit, nedit, nano, pico, jed, entre outros. No windows, temos o notepad. No DOS utilizavámos o edit.

Não confunda editores de texto com processadores de texto. Um processador de texto serve para você escrever um texto, podendo fontes diferentes, formatações para cada ocasião e pode possuir um corretor ortográfico entre muitas outras opções. Um editor de texto é mais utilizado para você escrever em formato texto puro (i.e. sem formatação ou fontes distintas) e códigos fontes.

Outra confusão comum é utilizar interfaces de desenvolvimento como editores de texto. Interfaces de desenvolvimentos dão bastantes recursos a um programador, como ferramentas de depuração, janela de logs entre outras coisas. Porém todos eles tem um editor de texto para você digitar seu código. Se alguém quiser "brincar" com uma interface de desenvolvimento em C, pode utilizar o anjuta no Linux e o DevCpp no windows. Lembrando que em MAC0110 muitos destes recursos não serão utilizados e portanto o uso dessas interfaces não se faz necessária.

Vou colocar alguns links sobre o vim e sobre o emacs, que são os mais populares e que possuem mais recursos, porém sintam-se a vontade para escolher o que você quiser.

Vim
Emacs
Última atualização: quarta-feira, 29 dez. 2010, 20:59