ponto fora da imagem

ponto fora da imagem

by Lucas Rodrigues -
Number of replies: 6

quando meu ep gera a entrada4.txt ele acusa três pontos fora da imagem. issp é normal, ou tem que fazer alguma coisa?

recebi algumas sugestoes como subtrair 1 de algumas coordenadas, mas isso, além de eu achar que nao e conveniente, deforma a imagem final gerada.

outra sugestao do meu amigo Moises foi, ao utilizar a funcao CriaImagem adicionar um à largura e à altura, o que eu também nao acho conveniente.

o q faço, por enquanto entreguei meu ep com esse bug.

In reply to Lucas Rodrigues

Re: ponto fora da imagem

by Marcel Toniolo -

Fala Lucas,

O meu estava apresentando o mesmo problema. Passei um pouco maior o tamanho da imagem e resolveu.

CriaImagem(larg+1,alt+1);

Nao pensei muito sobre o pq estava ocorrendo isso mas acho que um vetor de tamanho v[10] vai de v[0] ate v[9] e nessa o ponto da borda acaba caindo fora da imagem.

Se alguem souber o que acontece tb agradeço

Abraços

by Vanessa Sabino -
Quando houver dúvida em relação ao comportamento do programa, você pode comparar com os exemplos fornecidos pelo professor.
Uma maneira fácil de fazer essa comparação é utilizando o comando diff do Linux, da seguinte forma:

diff seuarquivo.pgm arquivoprofessor.pgm --minimal

Pelo o que eu observei aqui, subtraindo 1 parece ficar igual ao exemplo.

by José Augusto Soares -
Se o seu ep acusa três pontos fora da imagem para a entrada4.txt, ele está errado.

Está errado também aumentar o tamanho especificado para a  imagem. A especificação não pode ser contrariada.

Para a entrada
2 2
1
0 0 0 0
o seu programa deve dar como saída
P2
# Caleidoscópio
2 2
0
000 000
000 000
e não acusar nenhum ponto fora da imagem.

Zé Augusto

by Renato Vieira -
O melhor jeito que arranjei foi sempre que usar a variavel altura ou largura na função que cria os segmentos  colocar "-1" na frente. ja que elas indicam a posição de um vetor. do jeito que fiz não deforma nada e não acredito que seja muito inconveniente

by Vanessa Sabino -
Talvez não seja uma questão de "conveniência".
Se uma imagem tem 100 de largura, ela vai de 0 a 99.
Basta olhar na função CriaImagem, que na parte de inicialização faz o for de i = 0 até i < imagem.larg, usando "menor" ao invés de "menor ou igual".
In reply to Vanessa Sabino

by Eliane Pinheiro -
Vanessa,
A solucao que usei para ponto fora da imagem faz com que extremidades de certos segmentos fiquem sobrepostas. Sera q tem problema?
Eliane