Rodas de treinamento e máquinas de cenário

Rodas de treinamento e máquinas de cenário

por Thiago Santos -
Número de respostas: 0
Olá,

Alguns alunos tinham dúvidas sobre rodas de treinamento e máquinas de cenário e enviaram mensagens para mim com perguntas. Como é do interesse de todos, estou passando a discussão para este fórum.

"Rodas de treinamento" se refere às rodinhas laterais auxiliares que se colocam nas bicicletas das crianças que estão aprendendo a pedalar. Uma interface com "rodas de treinamento" é uma interface que desabilita ou oculta funcionalidades avançadas de tal forma que usuários iniciantes possam aprender a usar o sistema mais rápido, em um ambiente protegido, onde a experimentação é segura e encorajada. O usuário pode entrar no modo avançado quando ele se sentir pronto para ser exposto a toda funcionalidade/complexidade do sistema. Esta idéia foi proposta por Carrol e Carrithers [1].

[1] Carrol, John e Carrithers Caroline, Training Wheels in a User Interface. Communications of ACM, volume 27, número 8. Agosto, 1984.

Uma máquina de cenário é um caso limite de interface com rodas de treinamento: partindo de um estado particular, somente uma transição é possível: a transição prevista no cenário. Assim, do logon ao logoff, só uma única transição é possível. Contudo, para ser um ambiente de aprendizado efetivo, o cenário criado deveria representar a função mais básica e representativa do sistema completo. Por exemplo, uma máquina de cenário para um processador de texto deveria prover um único caminho da criação de um documento até sua impressão - está é a função primordial de um processador de texto. O papel da máquina de cenário é ensinar ao usuário as funcionalidades básicas do sistema e familiarizá-lo com a interface.