Uso do CEC fora das aulas práticas

Uso do CEC dentro e fora das aulas práticas

por Marcelo Queiroz -
Número de respostas: 0
Bom dia, pessoal!

Passei um bom tempo ontem à tarde e hoje de manhã no CEC tentando entender como foi possível que na aula de ontem ainda tenham aparecido algumas dificuldades para conectar o Pd à placa de som, ou casos de "congelamento" da interface. Nada disso é normal ou admissível, e nem faz sentido perdermos tanto tempo de aula com isso, daí minha teimosia em tentar ir até o fundo da questão. Os (poucos) casos de congelamento (por exemplo, um bang que fica "estourado" e só destrava desligando o DSP) eu não fui capaz de reproduzir: se você teve esse problema, me escreva por favor um e-mail (mqz@ime.usp.br) com o patch que deu o problema (incluindo suas modificações), a conta puredata.nn que você usou e a localização aproximada da máquina, que eu vou tentar reproduzir pra identificar o problema. Em relação aos problemas com teste de som cheguei a algumas respostas, e por conta delas queria recomendar o seguinte "protocolo" para nossa próxima aula prática, que ocorrerá em outro laboratório (sala 02, com entrada em frente à sala 06):

1) Ao escolher uma máquina, faça um reboot (ícone "Desligar"->Reiniciar). Lembre-se de ter em mãos uma das contas puredata.nn (que possuem prioridade realtime e uso de memória ilimitado).
2) Na tela de login, encaixe o fone de ouvido. As máquinas que eu testei na sala 02 mostram um menu para selecionar a saída de áudio desejada (o fone-de-ouvido é a primeira). Se esse menu não aparecer, faça o login e abra o painel de controle, aba Som, e certifique-se de escolher o fone-de-ouvido. Faça o teste de som no painel de controle. Se não sair som, há um problema de hardware, mude de máquina e volte ao passo 1.
3) Após o login, abra o Pd (antes de qualquer outro software) e faça o teste de som (Mídia->Testar áudio e MIDI->Marcar a caixa TEST TONES 80). Verifique se o volume está adequado, e se não apareceu alguma mensagem de erro na tela principal do Pd ("Device or resource busy").
4) Se o som não estiver saindo, selecione o menu Mídia, certifique-se de que a linha que diz ALSA esteja selecionada, depois acesse Mídia->Configurações de Som, e clique "Aplicar". Cada vez que fazemos isso, o Pd tenta solicitar ao ALSA o acesso exclusivo à placa de som. Se o som não sair, isso quer dizer que a solicitação não deu certo. Às vezes isso requer umas 3 ou 4 tentativas.
5) Se o som ainda não estiver saindo, vá ao painel de controle do Gnome, acesse a aba Som, e selecione a saída de som por fone-de-ouvido (mesmo que ela já pareça estar selecionada), e regule o volume.
6) Volte ao Pd, selecione Mídia, certifique-se de que a linha que diz ALSA esteja selecionada, acesse Mídia->Configurações de Som, e clique "Aplicar" algumas vezes. Se até 3 ou 4 vezes não sair som (o que jamais deveria acontecer), peça ajuda ao monitor.

Guardem por favor essas instruções para usá-las da próxima vez. Os passos (2) a (6) são exatamente aqueles que eu usei para ajudar quem estava sem som no Pd; o passo (1) é novo. Para quem tiver curiosidade, seguem minhas observações.
 
Verifiquei que muitas máquinas estavam com sessões pendentes de outros usuários (contas puredata.nn e também de outros cursos), ou seja, usuários que não encerraram a sessão, simplesmente bloquearam a tela ou escolheram "alternar usuário". Essas sessões pendentes podem fazer uso de recursos de hardware, incluindo a placa de som, o que gera dificuldades aparentemente inexplicáveis. Adicionalmente, o Gnome Shell não parece fazer um bom trabalho com o compartilhamento de recursos entre as sessões ativas/inativas: fui capaz por exemplo de deixar o Pd tocando, fazer o login como outro usuário e continuar ouvindo o que a sessão inativa estava gerando. Não posso afirmar que isso seja um bug e não uma decisão consciente de implementação. De todo modo, isso gera situações onde um novo usuário fica impossibilitado de usar a máquina completamente/normalmente. Essa observação foi a principal razão para eu sugerir o passo (1) do protocolo, que encerra todas as sessões ativas e reinicializa todos os serviços do sistema operacional (não se preocupem, temos autorização para fazer isso, pois os computadores dessas salas de aula são exclusivos para uso presencial).
 
Também notei que nessa versão do Linux (Debian 10) é perfeitamente possível usar o Pd sem desativar o Pulseaudio, o que dispensa o uso do "pasuspender -- pd" e permite o controle conveniente do volume do fone-de-ouvido pelo icone padrão (sem o pulseaudio somos obrigados a controlar os volumes com alsamixer). Acontece porém que cada vez que a gente pluga/despluga um fone-de-ouvido, existe uma reconfiguração automática (plug&play) das representações dos dispositivos no ALSA, o que poderia ocasionar que uma conexão Pd<->Alsa que estava funcionando subitamente pare de funcionar. Essa é a razão para de vez em quando ser necessário entrar no painel de controle do gnome para forçar a associação do dispositivo padrão de saída de áudio com o fone-de-ouvido (passos (2) e (5) do protocolo).
 
Agradeço a quem puder me ajudar com aqueles exemplos de "travamento"!
 
Abraços,
 
Marcelo