Primeira aula prática e primeiro trabalho menor

Re: Primeira aula prática e primeiro trabalho menor

por Marcelo Queiroz -
Número de respostas: 0
Oi, Gustavo!

Usar fones de ouvido é conveniente por outras razões (nos permite perceber melhor algumas nuances e diferenças entre sons, além de não incomodar os vizinhos), porém não há razão para o som não sair no seu monitor. Pra mim não ficou claro se o seu monitor é um monitor de vídeo com saída de áudio (via HDMI) ou um monitor de áudio (caixa de som) ligado na placa de áudio. Em qualquer um desses casos, no menu Mídia->Configurações de Áudio, seção Dispositivos de Saída, deveriam aparecer outras alternativas lá além do microfone. Se a alternativa aparece, você consegue aplicar as configurações sem nenhuma mensagem de erro (Device or resource busy), mas o som não sai, eu tentaria ver com o alsamixer (ou gnome-alsamixer) se aquele dispositivo de saída está mutado ou com volume 0. Se dá a mensagem "Device or resource busy", é porque o pulseaudio está usando essa saída (provavelmente para o browser ou algum outro serviço), e o pasuspender deveria permitir você aplicar essa configuração no Pd com sucesso. A única alternativa que tornaria realmente impossível usar essa saída a partir do Pd é se ela não estiver mapeada em nenhum dispositivo ALSA, (nesse caso não haveria nenhum controle de volume correspondente no alsamixer), mas acho isso improvável pois o pulseaudio também usa ALSA.

Abraço,

Marcelo