Dois projetos de um ex-aluno

Dois projetos de um ex-aluno

por Carlos E. Ferreira -
Número de respostas: 0

o meu irmão estudou na FFLCH e é professor de Filosofia na rede pública do Estado de São Paulo. Para minha surpresa, SP ainda não tem um sistema informatizado para as escolas estaduais. Os professores continuam utilizando o mesmo diário de classe de 1978, de quando eu era aluno. É absolutamente insano o trabalho burocrático ao qual são submetidos os professores copiando notas manualmente, destacando e colando "filipetas". Meu irmão, por exemplo, chegou a ter 25 turmas diferentes e 30 diários. O pior é que toda essa informação é inútil depois de fechado o ano, pois encontra-se em papel. Um professor não consegue ter acesso ao histórico escolar de um aluno, criar relatórios, avaliar métodos de ensino, nada... Talvez o pessoal do BCC ache simples demais e não exista interesse, mas me parece um problema que traria um beneficio social, vindo da USP pode até achar um espaço como uma aplicação real.

Mudando de área. Eu trabalho atualmente com uma empresa de automação indústrial. A automação tem um problema relativamente simples, mas que aparentemente não foi bem resolvido por ninguém ainda. Trata-se da aquisição maciça de valores de grandezas do chão de fábrica. Bancos de dados relacionais têm sido utilizados para esse fim, mas não são a solução mais adequada. Basta imaginar que a transação relacional admite, updates, deletes e inserts enquanto que no caso de um histórico de dados aquisitados, updates e deletes nunca acontecem. Há um problema de compactação dos dados, alguns utilizam swing-door-compression, mas há propostas utilizando wavelets. Outro problema é a configuração da taxa de compressão, que pode levar a perda de informação, para isso também estão desenvolvendo análises baseadas em wavelets. Seria interessante que o próprio algoritmo de compressão descobrisse os parâmetros ideais, que dependem da variação da grandeza, mas também da resolução dos conversores analógico/digitais. Outro problema: a recuperação de anos de dados aquisitados milissegundo a milissegundo para a exibição em gráficos. Posso perder mais algum tempo descrevendo o problema se houver interesse. O sistema líder nessa área hoje é o PI da OSISoft

Contato: Luis Malheiro (luis_malheiro@yahoo.com)