Assignment
Provinha 2
Gabarito da Provinha 2
Questão 1
Descreva o processo de avaliação heurística de Nielsen (foco no processo, apenas liste as heurísticas).O processo de avaliação heurística de Nielsen é conhecido como método de desconto, por ser barato e fácil de ser realizado, e o seu objetivo é identificar problemas de usabilidade em um sistema interativo. Nesse método, um pequeno grupo de avaliadores (3 a 5), avalia o sistema independentemente segundo regras heurísticas, para que cada avaliador seja capaz de encontrar um conjunto distinto de problemas. Para realizar a avaliação, o avaliador pode receber treinamento sobre o domínio do sistema e cenários típicos, e então realiza a avaliação, ao menos duas vezes. O avaliador faz então uma análise da severidade de suas descobertas, e em seguida, todos se reúnem para discutir suas opiniões.
As 10 heurísticas de Nielsen:
- visibilidade,
- relação entre o mundo real e o sistema,
- controle e liberdade,
- consistência,
- prevenção de erros,
- privilegiar reconhecimento à recordação,
- flexibilidade e eficiência no uso,
- design estético e minimalista,
- reconhecimento, diagnóstico e recuperação de erros,
- ajuda e documentação.
Questão 2
Descreva o que é affordance, e como esse conceito pode ser aplicado no desenvolvimento de interfaces (forneça exemplos).Affordance é um termo bastante utilizado na área de IHC e corresponde aos atributos de um objeto que permitem às pessoas saberem como usá-lo. Norman (1988) utilizou o termo para discutir o design of everyday objects. Desde então, o termo se popularizou na área de IHC para discutir como projetar objetos para interação.
Exemplos utilizados em IHC:
- barras de rolagem (scrollbars) que indicam movimento para cima e para baixo;
- ícones para serem clicados.