Tarefa
Provinha 1
Gabarito da Provinha 1
Questão 1 (para todos os alunos)
Descreva o que é usabilidade e como ela pode ser avaliada?Uma interface com boa usabilibilidade precisa ser eficaz, eficiente, segura, útil, fácil de aprender e fácil de lembrar. Esse conceito é bastante utilizado ao longo do processo de design de interfaces centrado no usuário, como por exemplo em avaliações heurísticas (as heurísticas de Nielsen basicamente refletem essas propriedades desejadas, como visibilidade, consistência, etc).
Questão 2 (alunos de MAC0446):
Descreva o processo de design centrado no usuário.O processo de design centrado no usuário é basicamente constituído por 4 estágios: 1) entendimento do usuário, 2) definição de requisitos, 3) prototipação e 4) avaliação. As iterações desse processo são inevitáveis. Sua principal característica é o foco no usuário desde o seu início, inclusive com a definição de objetivos específicos de usabilidade e de experiência do usuário.
Questão 2 (para alunos de MAC5786):
Descreva o processo de “discount usability engineering”DUE é uma metodologia barata para a avaliação de interfaces, que pode ser produz resultados rápidos que podem ser utilizados no desenvolvimento de um produto ou protótipo, porém não muito precisos. O método se utiliza de uma combinação das seguintes 3 técnicas: cenários, caminhada cognitiva simplificada, e avaliação heurística.
(i) cenários - prototipação de um pequeno número de requisitos com baixa funcionalidade real, onde testes com usuários podem ser realizados desde que a interação siga um roteiro planejado pelos desenvolvedores.
(ii) caminhada cognitiva simplificada: um teste de usabilidade simplificado, com um pequeno número de usuários, que dispensa o uso de laboratórios especiais e logging. O usuário é convidado a descrever seus pensamentos durante as tarefas de teste enquanto os desenvolvedores tomam notas sobre os problemas encontrados.
(iii) avaliação heurística: um pequeno conjunto de princípios (ex.: os 10 princípios de Nielsen) são utilizados para avaliar a interface e explicar vários dos problemas encontrados na interação.