Primeiro Exercicio
Jogo da Velha:
Vocês devem construir um sistema para jogar Jogo da Velha contra um jogador humano. Para isso, devem ser construídos dois programas (dois "Sub/End Sub"), conforme as especificações abaixo.
O jogo deve seguir assim: devem ser utilizadas nove células de uma planilha, por exemplo as células A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2 e C3. Inicialmente, elas devem estar literalmente zeradas, ou seja cada uma delas deve conter o inteiro "0". O jogador humano deve preencher as células com o número "1", e o computador com o número "-1".
Programa 1: prepara o tabuleiro. Esse programa deve simplesmente colocar o número "0" em todas as casas do jogo.
Programa 2: efetua uma jogada. Esse programa deve fazer o seguinte:
(1) verificar se algum jogador ganhou a partida, testando as linhas, colunas e diagonais. Se um jogador já tiver ganho a partida (o humano ou o computador), o programa deve gerar uma mensagem informando esse fato. Caso contrário, o programa deve seguir para os passos (2) e (3).
(2) efetuar uma jogada do computador, ou seja colocar o número "-1" em alguma casa zerada, de acordo com uma estratégia de jogo.
(3) verificar novamente se algum jogador ganhou a partida e, se for o caso, gerar a mensagem correspondente.
Uma partida deve seguir o seguinte roteiro:
(a) acionar o programa que prepara o tabuleiro.
(b) alternadamente, efetuar uma jogada e acionar o programa que efetua uma jogada, até que um dos jogadores ganhe a partida.
O sistema deve admitir que a primeira jogada seja tanto do computador como do humano.
Vejam as regras gerais de entrega de exercícios para saber como entregar.