Tarefa
EP3
Condições de conclusão
Vencimento: quarta-feira, 22 jun. 2005, 23:55
Terceiro Exercício Programa: Ray Tracing
Enunciado (PDF)
Executável:
Há um executável em
http://www.ime.usp.br/~hitoshi/mac420/ep3/ep3.jar
Para rodar esse executável, faça o download dos arquivos de testes em
http://www.ime.usp.br/~hitoshi/mac420/ep3/testes.jar
Há 6 arquivos de testes que podem ser recuperados do arquivo testes.jar
através do comando:
jar xf testes.jar
Agora você já pode executar o ep3.jar da seguinte maneira (da linha de comando):
java -jar ep3.jar in out w h [-d]
onde :
in = nome do arquivo de testes
out = nome do arquivo de saida no formato ppm
w = largura da imagem de saida
h = altura da imagem de saida
-d = parametro opcional. Liga debug mode. Use esse modo para valores de w,h bem pequenos.
Por exemplo, para gerar a imagem do test0, criando uma imagem chamada saida.ppm de resolução 100 100 basta digitar:
java -jar test0 saida.ppm 100 100
O arquivo de testes também tem alguns arquivos ppm, criados na resolucao 320x240. No meu micro, um P3 750MHz, no pior caso leva cerca de 30s para gerar uma imagem. Aumentando a resolucao, demora mais. Portanto, faça seus testes com uma resolução pequena.
Para ajudar você um pouco, estou passando algumas classes que utilizei nesse executável em:
http://www.ime.usp.br/~hitoshi/mac420/ep3/fontes.jar
Você vai encontrar algumas classes que definem a algebra linear basica com pontos e vetores, além de algumas interfaces que utilizei para representar objetos. Para quem não sabe o que são interfaces, acho que é uma ótima oportunidade de aprender programação orientada a objetos (não que minhas classes sirvam de um bom exemplo
A classe FrameDeCoordenadas mostra como usar as classes Ponto e Vetor.
Não deixe o seu ep para a ultima hora!!! Faça testes desde o começo, implementando por partes. O teste 0 mostra só uma esfera com modelo de Phong, depois várias esferas, depois triangulos, depois texturas, etc.
bom divertimento!!
Hitoshi
Enunciado (PDF)
Executável:
Há um executável em
http://www.ime.usp.br/~hitoshi/mac420/ep3/ep3.jar
Para rodar esse executável, faça o download dos arquivos de testes em
http://www.ime.usp.br/~hitoshi/mac420/ep3/testes.jar
Há 6 arquivos de testes que podem ser recuperados do arquivo testes.jar
através do comando:
jar xf testes.jar
Agora você já pode executar o ep3.jar da seguinte maneira (da linha de comando):
java -jar ep3.jar in out w h [-d]
onde :
in = nome do arquivo de testes
out = nome do arquivo de saida no formato ppm
w = largura da imagem de saida
h = altura da imagem de saida
-d = parametro opcional. Liga debug mode. Use esse modo para valores de w,h bem pequenos.
Por exemplo, para gerar a imagem do test0, criando uma imagem chamada saida.ppm de resolução 100 100 basta digitar:
java -jar test0 saida.ppm 100 100
O arquivo de testes também tem alguns arquivos ppm, criados na resolucao 320x240. No meu micro, um P3 750MHz, no pior caso leva cerca de 30s para gerar uma imagem. Aumentando a resolucao, demora mais. Portanto, faça seus testes com uma resolução pequena.
Para ajudar você um pouco, estou passando algumas classes que utilizei nesse executável em:
http://www.ime.usp.br/~hitoshi/mac420/ep3/fontes.jar
Você vai encontrar algumas classes que definem a algebra linear basica com pontos e vetores, além de algumas interfaces que utilizei para representar objetos. Para quem não sabe o que são interfaces, acho que é uma ótima oportunidade de aprender programação orientada a objetos (não que minhas classes sirvam de um bom exemplo
A classe FrameDeCoordenadas mostra como usar as classes Ponto e Vetor.
Não deixe o seu ep para a ultima hora!!! Faça testes desde o começo, implementando por partes. O teste 0 mostra só uma esfera com modelo de Phong, depois várias esferas, depois triangulos, depois texturas, etc.
bom divertimento!!
Hitoshi