Objetivos:

Introduzir os conceitos e a prática de Sistemas de Bancos de Dados, no que concerne a teoria de bancos de dados, projetos, implementação e uso de gerenciadores.

Justificativa:

Tendo em vista a grande importância dos bancos de dados para as instituições públicas e privadas, torna-se fundamental o conhecimento de técnicas de modelagem e implementação de bancos de dados para o bom desenvolvimento de Sistemas de Computação que apóiam as transações operacionais e analíticas dessas instituições.

Ementa:

Arquiteturas de bancos de dados. Modelo ER estendido. O Modelo Relacional: esquemas, instâncias, tuplas, relações e restrições. Mapeamento do modelo ER estendido para o modelo Relacional. Linguagens de consulta e manipulação de dados: álgebra relacional, cálculo relacional de tuplas e SQL. Dependências funcionais e normalização de relações. Índices hashing e árvores B, B+. Noções de controle de concorrência e de algoritmos de recuperação de falhas. Otimização de consultas. Dados semi-estruturados (XML e JSON). Novas tecnologias para gerenciamento de dados (NoSQL).