Importante: esta disciplina não terá aulas presenciais. Toda a interação deve ser feita aqui pelo paca

Maiores detalhes em: https://www.ime.usp.br/~batista/acc.html

Responsáveis pela disciplina:

Carlinhos, Coelho e Daniel

Pré-requisitos:

Estar envolvido em alguma atividade extra-curricular em comunidade que ocupará no mínimo 100 horas no segundo semestre de 2017.

A disciplina é voltada para alunos que já estejam inseridos em alguma atividade em comunidade. 

Objetivos

Intensificar o contato da universidade com a sociedade, contribuindo para o cumprimento do seu compromisso social. Fortalecer a indissociabilidade entre as funções essenciais da universidade. Contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação e das atividades de pesquisa e de extensão. Promover maior aproximação entre os currículos e a vida concreta da sociedade. Contribuir para a formação ética do profissional. Estimular a problematização como atitude de interação com a realidade. Propiciar a descoberta de novos objetos de investigação em contextos externos ao meio acadêmico. Ensejar a experimentação de alternativas metodológicas, trabalho comunitário e de ensino. Favorecer o desenvolvimento de uma atitude tanto questionadora como proativa diante dos desafios e limites impostos pela nossa realidade social.

Programa

O aluno deverá procurar um supervisor (não necessariamente um docente do departamento). Ao supervisor cabe acompanhar o desenvolvimento do trabalho durante o semestre. Para a realização da Atividade Curricular em Comunidade poderão ser utilizados espaços disponíveis nas próprias comunidades (escolas, associações, postos de saúde, Centros Sociais Urbanos, clubes e outros) ou espaços da própria Universidade (em turnos ou horários em que esses espaços estejam ociosos).

O projeto a ser entregue no início do semestre precisa necessariamente conter: 

  1. nome e contato do supervisor do projeto;
  2. objetivo final do projeto;
  3. etapas para alcançar esse objetivo juntamente com
  4. um cronograma que mostre que o total de horas dedicadas será no mínimo 100 horas (Este cronograma deve ser orientado a semanas e a atividades de modo a estimar as horas a serem gastas em cada semana / atividade);
  5. informações de como é possível acompanhar durante o semestre, publicamente, o desenvolvimento do projeto;
  6. um documento da entidade onde a atividade será realizada comprovando a participação do aluno.

Datas importantes

11/8: Data limite para submissão do documento apresentando o projeto (PR)
21/11 a 24/11: Exibição do pôster descrevendo os resultados alcançados com o projeto (PO)
24/11: Data limite para submissão do relatório final descrevendo as tarefas do semestre (RE)

Avaliação

PR será avaliado pelos professores responsáveis pela disciplina, que classificarão o PR como "ok" ou "não ok". Os alunos que receberem "não ok", terão mais uma semana para corrigir o projeto, que será avaliado de novo, podendo receber mais uma vez "ok" ou "não ok".  Quem receber o primeiro "não ok" e não enviar o projeto corrigido, ou quem receber dois "não ok" seguidos, estará reprovado na disciplina (como estará no início do semestre, o aluno ainda poderá trancar).

Aqueles que receberem "ok" deverão trabalhar durante o semestre seguindo o planejamento em PR. O cumprimento das tarefas descritas em PR, o conteúdo do RE e a exibição do PO serão avaliados pelos professores responsáveis pela disciplina, que com base nessas avaliações definirão se o aluno estará aprovado ou reprovado.

A disciplina não terá recuperação.