Objetivos:

Introduzir os principais conceitos de modelagem e implementação de banco de dados para sistemas de bancos de dados para bioinformática. Apresentar as principais abstrações de dados e suas respectivas representações nos modelos lógicos e físicos de dados relacionados e orientado a objetos. Estudar as técnicas de implementação projetos de banco de dados para os gerenciadores de dados relacionais, orientado a objetos e relacional-objeto.

Justificativa:

Com a evolução semântica para a representação e armazenamento da informação aliado ao grande crescimento do volume de dados a serem armazenados em bancos de dados, torna-se fundamental o uso de técnicas de modelagem e implementação de dados para o desenvolvimento de projetos de banco de dados com qualidade para área de bioinformática.

Conteúdo:

Abstrações de dados e suas representações em modelos de dados. Hierarquia de Abstração de Dados: Classificação, composição, agregação, generalização. Objetos Complexos. Mapeamento de abstrações em modelos lógicos e físicos de dados. Representação e implementação de regras para integridade e consistência de domínios de aplicações em bioinformática. Limites das representações das abstrações de dados em ferramentas de software. Modelo Multidimensional de dados. Funções para análise de dados em modelos multidimensionais de dados. Dados semi-estruturados. Novas tecnologias para gerenciamento de dados (por exemplo, NoSQL e Banco de Dados para Grafos).

Forma de Avaliação:

Provas escritas e exercícios programados. O aluno será aprovado se obtiver nota maior ou igual a 5,0 (cinco).


Bibliografia:

1- R. Elmasri, S.B. Navathe, Fundamentals of Database Systems, 6th ed., Addison-Wesley, 2010.
2- C.J. Date, Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, 8ª ed., Campus, 2004.
3- J.E. Ferreira, M. Finger, Controle de concorrência e distribuição de dados: a teoria clássica, suas limitações e extensões modernas, XII Escola de Computação, IME-USP, 2000.
4- C.A. Heuser, Projeto de Banco de Dados, 6ª ed., Bookman, 2008.
5- A. Silberschatz, H.F. Korth, S. Sudarshan, Database System Concepts, 6th ed., McGraw-Hill, 2010.
6- V.W. Setzer, F.C. Silva, Bancos de Dados: Aprenda o que são, melhore seu conhecimento, construa os seus, Edgar Blucher, 2005.
7- P.J. Sadalage, M. Fowler, NoSQL Distilled: A Brief Guide to the Emerging World of Polyglot Persistence, Addison Wesley, 2011.
8- T. J. Teorey, Database Modeling and Design, 3nd. Ed., Morgan Kaufmann Publishers, Inc, San Francisco, 1999.

Ementa completa disponível em:
https://janus.usp.br/janus/Disciplina?sgldis=IBI5013