Objetivos:

Estudar tópicos de Visão Computacional e Processamento de Imagens através da implementação de técnicas selecionadas dessas áreas. Serão apresentados os conceitos básicos dos temas selecionados, dando-se ênfase maior aos aspectos relacionados à implementação e domínio das ferramentas de desenvolvimento. A apresentação dos fundamentos teóricos será reduzida ao mínimo visto que esses são cobertos por outras disciplinas da área.

Justificativa:

Com a popularização de câmeras digitais, as ferramentas para processamento de informação visual, na forma de imagens e vídeo, vem ganhando muito destaque. Porém, a complexidade computacional típica de um algoritmo de Visão Computacional e Processamento de Imagens exige muitos cuidados durante seu desenvolvimento para garantir sua robustez e eficiência. Nessa disciplina serão cobertas algumas ferramentas emergentes para o desenvolvimento desses algoritmos, que serão introduzidas através de projetos de porte médio, para que os alunos possam praticar as técnicas através da construção efetiva de sistemas de Visão e Processamento de Imagens.

Conteúdo:

A disciplina será divida em módulos, cada um correspondendo a um projeto de programação diferente. Os tópicos a serem selecionados poderão variar a cada semestre, ficando a cargo do professor que irá ministrar cada um dos módulos. Entre os exemplos de tópicos relacionados aos projetos que serão propostos, estão: Aquisição e Realce de Imagens, Segmentação de Imagens e Vídeo (usando bordas, cor, textura, histogramas, etc), Filtros Morfológicos, Reconhecimento de Objetos, Rastreamento de Objetos, Reconstrução de Objetos, Aprendizado Computacional, Estimação de Movimento, Transformações Geométricas, entre outros.