1. Introdução Difícil fazer estudos em engenharia de software. "The complexity arises from technical issues, from the awkward intersection of machine and human capabilities, and from the central role of human behavior in software development." Dados qualitativos: representados por palavras e figuras, e não números. 2. Como coletar dados 2.1 Observação dos participantes "research that involves social interaction between the researcher and informants in the milieu of the latter, during which data are systematically and unobtrusively collected." Estar presente no ambiente (de desenvolvimento, reuniões, etc), de maneira com que as pessoas saibam que você está lá, e coletar dados. O observador não precisa participar do desenvolvimento. Mas algumas coisas são difíceis de serem observadas. Segundo ela, muita coisa acontece na "cabeça do desenvolvedor". Conversa entre colegas são úteis, pois os desenvolvedores tendem a falar coisas interessantes entre eles. Pode-se gravar essas interações. O observador deve ter cuidado para não deixar os outros "constrangidos", ou forçá-los a fazer algo que não fariam no dia a dia. O observador tem que tentar ao máximo não atrapalhar o ambiente e estar com tudo sempre perto para não atrapalhar. As anotações devem ser secretas. Elas devem conter tudo o que o observador vê, com a maior quantidade de detalhes possíveis. É comum que ela tenha dia, hora, e outras informações que ele achar relevante. O observador pode ter formulários preparados para ajudar. A observação pode ser feita com mais de uma pessoa, para garantir que os dados não sejam só legíveis por ele, e pra garantir que ele não "tenha enxergado demais". 2.2 Entrevistas Estruturas diferentes: estruturada, semi-estrutura, não estrutura (já discutido em aula). O pesquisador deve começar a entrevista com uma mini apresentação sobre a pesquisa (mas de forma a não enviesar o participante). Você deve ser gentil no processo, para fazer com que ele fale o máximo de informação possível. As perguntas devem ser pensadas de maneira a fazer o participante falar o máximo que puder. Deve-se evitar perguntas cuja resposta é soment e"sim" ou "não". Também deve-se deixar claro que não há "resposta certa". Deve-se ter um guia de entrevista. Ele deve conter a lista de perguntas, e outras diretivas que o pesquisador vê como necessário. Você pode ter "se-então" no guia. A entrevista deve ser gravada, e o pesquisador pode tomar notas também sobre diversos pontos, como humor do participante, alterações na reação dele a uma determinada pergunta, e etc. 2.3 Codificação Codificar "transforma dados qualitativos em quantitativos". A ideia é ler todo a transcrição e dar "códigos" para trechos de informação. Códigos esses que descrevem/resumem a ideia geral por trás daquele parágrafo. O processo pode ser feito e refeito quantas vezes o pesquisador achar necessário. Ele pode inclusive ser feito por um pesquisador auxiliar e depois cruzar os dados para evitar que algo faltou ou que algum trecho tenha sido mal interpretado pelo pesquisador original. 3. Análise dos dados Ela diz que é mais legal e prazeroso trabalhar com dados qualitativos (enviesado! :) 3.1 Geração de Teoria Coding, conforme descrito por Glaser e Strauss, onde os códigos devem ser associados a paragrafos, e esse processo deve ser repetido. Esses códigos depois devem virar temas, e assim por diante, até chegar no real tópico a ser explicado pela pesquisa. 3.2 Análise Cruzada de Casos O pesquisador pode cruzar dados gerados entre diferentes casos. Pode ser feito até no mesmo estudo, quando o pesquisador observa o mesmo conjunto de dados sob pontos de vista diferentes. 3.3 Confirmação de Teoria "The goal is to build up the weight of evidence in support of a particular proposition, not to prove it." Apesar de métodos quantitativos darem a sensação de que provamos algo, estudos qualitativos possibilita uma compreensão mais funda sobre um fenômeno. Muitos cuidados devem ser tomados: - O pesquisador não pode perder o foco. "I began as a nonparticipating observer and ended up as a nonobserving participant." - Triangulação Coletar dados de diferentes fontes, através de diferentes instrumentos. - Eliminar anomalias dos dados - Análise do caso negativo Busca por informações que contradizem o achado principal. - Replicação 4. Design do Experimento Tipos diferentes: - Blocked subject-project study Muitos projetos e muitos participantes. Estudo caro. - Replicated project study Muitos participantes trabalhando no mesmo projeto. Ajuda a isolar a diferença entre participantes. - Multiproject variation Participante atua em um projeto, uma mudança acontece, e ele atua de novo. - Single project study Estudo de caso. 5. Conclusões Existem diferentes técnicas para se fazer um estudo qualitativo. Estudos no mundo real são difíceis de serem feitos, e não se pode abrir mão da influência humana no processo. Métodos qualitativos estão aqui para ajudar nisso.