Não entendo a lógica de um construtor

Não entendo a lógica de um construtor

por Simone Harnik -
Número de respostas: 4

Pessoal,

Li na apostila e procurei na internet, mas não consegui entender a lógica do construtor no nosso EP3. O que ele significa? O que de fato temos que fazer. E também não entendi o motivo de criar uma interface no EP3. Não seria mais fácil só criar dois métodos e pronto?

Ah, outra coisa, qdo tem a interface, temos que criar classes públicas separadas. Como faremos na hora do envio?

Abs! valeu pela ajuda

Em resposta à Simone Harnik

Re: Não entendo a lógica de um construtor

por Thiago Henrique -
umas das maiores vantagens dos construtores é naum precisar criar um método para inicializar atributos de um objeto qualquer, podemos fazer isso no mesmo momento que criamos o objeto com um construtor.
Bem acredito que a interface foi pedida por dois grandes motivos, 1:nós aprendemos e seria bom utilizar (=p), 2:com isso só precisamos criar um método que recebe um objeto e faz a ordenação do vetor de acordo com o critério "éMenor".
Caso contrário teríamos que criar um método que recebe um objeto do tipo "ComparaPorNome", e outro método q recebe "ComparaPorPG..." seria um trabalho dobrado.
As classes precisam ser públicas mas não necessariamente em arquivos diferentes.

é isso ^^ , espero ter ajudado.
Em resposta à Thiago Henrique

Re: Não entendo a lógica de um construtor

por Simone Harnik -

Ajudou bastante, Thiago!

Só tem um porém... o negócio de ser no mesmo arquivo, aqui não está funcionando. Se tento salvar duas classes públicas no mesmo documento, o programa diz que não pode. Daí me obriga a salvar em outro documento. E na própria apostila fala que não pode salvar no mesmo... estou confusa...

Brigada pela atenção. Valeu a dica! Abs

Em resposta à Simone Harnik

Re: Não entendo a lógica de um construtor

por Thiago Henrique -
Bem, conceitualmente até aonde eu sei é uma boa prática mesmo de programação colocar classes que tratam de assuntos diferentes em arquivos separados (aliás no caso é obrigatório fazer isso =p, se quisermos que elas sejam públicas).
Mas no nosso EP, como nós vamos usar as classes de comparação somente para a classe Campeonato e não vamos precisar dela em outras classes de outros arquivos não é necessário que elas sejam públicas mas somente os métodos "éMenor" de cada uma, ou seja, para que possam ficar no mesmo arquivo declare só esses métodos públicos mas as classes não.
Por favor algum monitor me avise se eu disse alguma besteira >.<
Mas não acho que esteja errado o que eu disse, o meu EP está assim com as classes não públicas, os "éMenor" públicos e tudo no mesmo arquivo.

é isso, agora espero ter ajudado de novo. boa sorte :D
Em resposta à Thiago Henrique

Re: Não entendo a lógica de um construtor

por Thiago Paixão -
Classes públicas (ou privadas) ao conceito de pacotes, que imagina que vocês não tiveram contatos. Resumindo, tem a ver com o acesso ao conteúdo da classe a partir de outro pacote.

O que vocês precisam saber é que:

- Realmente, por aquivo java sõ permite uma classe pública;
- Nenhuma classe precisa ser pública nesse EP;
- Se os métodos seram utiizados apenas pela própria classe declare como private, senão pode colocar public;

Seu comentários foram bem oportunos Thiago Henrique.

Até mais.