Aula do dia 05/04/18

Aula do dia 05/04/18

por Alessandro Bezerra da Silva -
Número de respostas: 2

Oi pessoal tudo bem? Não consegui ir pra aula ontem, e gostaria de saber o que foi trabalhado em aula, alguém poderia por gentileza me colocar à par da situação? abraços!

Em resposta à Alessandro Bezerra da Silva

Re: Aula do dia 05/04/18

por Roberto Piassi Passos Bodo -

Oi, Alessandro! Como vai?

Na aula de ontem o professor falou sobre repetições encaixadas.

No caso, podemos pensar especificamente em um while dentro de outro while.

A sintaxe fica assim:

comandos_1
while condição_1:
    comandos_2
    while condição_2:
        comandos_3
    comandos_4
comandos_5

Costumamos chamar o primeiro while de laço externo e o segundo while de laço interno.

Normalmente utilizamos um while sozinho para gerar/controlar uma sequência de valores e com dois whiles conseguimos fazer iterações mais complexas (por exemplo, em duas dimensões).

O primeiro exemplo dado em aula foi o de calcular tabuadas.

Pense genericamente na tabuada do i. Um dos laços (no caso o interno) irá produzir todas as multiplicações 1*i, 2*i, 3*i, ..., 10*i.

Já o outro laço (o externo) irá controlar quais os valores de i que serão passados para o segundo laço.

Assim, com esses dois laços, conseguimos gerar todas as tabuadas do 1 ao 10.

O segundo exemplo foi um "plotador" de gráficos em ASCII.

Basicamente, tínhamos que percorrer uma região retangular no espaço IR².

O laço externo iterava sobre os valores de y dessa região (de cima para baixo).

Já o laço interno iterava sobre os valores de x dessa região (da esquerda para a direita) dado um valor de y fixo.

Para cada par (x, y) que o código considerava tínhamos uma verificação se aquela posição deveria ser pintada ou não.

Logo mais iremos postar os códigos completos aqui no Paca e você terá mais detalhes desses exemplos.

Abraços,
Roberto

Em resposta à Roberto Piassi Passos Bodo

Re: Aula do dia 05/04/18

por Marcelo Queiroz -

Obrigado pelo resumo, Roberto!

Aproveito para dizer que os códigos da aula de 5a estão no PACA, no bloco Acompanhamento das aulas.

Na 5a eu sugeri usarmos o mesmo código para resolver o problema de imprimir um tabuleiro de xadrez com todas as posições que uma dama na posição (m,n) poderia alcançar. O desafio era escrever uma única condição bem simples ao invés de modelar cada direção separadamente.

Outra sugestão muito legal que surgiu na aula foi usar esse código pra estimar numericamente valores de integrais, contando o número de *s entre uma certa função e o eixo x.

Uma variante dessa ideia é estimar numericamente o valor de π através da área de um círculo unitário.

Nesses dois casos, é importante lembrar que cada caractere corresponde a um quadradinho de área (1/N)*(1/N).

Bom final de semana!

Marcelo