Correção do Exercício 1

Correção do Exercício 1

por Elaine Watanabe -
Número de respostas: 0

Oi, pessoal, tudo bem?

Finalmente terminei de corrigir o Exercício 1.
Como o exercício era uma revisão de modelo conceitual, fui mais criteriosa na correção, ok? E muitos erros foram por falta de atenção...

Era importante:
    - o diagrama descrever todos os requisitos do sistema da Farmácia, conforme o enunciado
    - apresentar um modelo que garatisse a consistência dos dados e a eficiência para recuperação de informação (por exemplo: sem duplicações)
    
Quando definimos um modelo conceitual, precisamos garantir que o sistema/aplicação consiga recuperar os dados inseridos de maneira consistente e de modo que faça sentido para o usuário. Por exemplo, definir um atributo como multivalorado é simples, mas pode ser oneroso depois realizar consultas sobre esses valores de forma eficiente ou identificar esses atributos de maneira única.

Erros comuns:
    - interpretação do enunciado
    - criação de tipos de entidade sem atributos e/ou sem um atributo chave (pelo menos)
    - ausência da razão de cardinalidade
    - confusão entre a razão de cardinalidade máxima (1:1, 1:N, M:N) e restrição estrutural/ notação (min,max)
    - notação errada (não usar traço duplo para entidade fraca, por exemplo)
    - modelar laboratórios, efeitos colaterais/indicados como atributos multivalorados sendo que essas informações faziam parte de um relacionamento M:N, ou seja, poderiam estar vinculadas a mais de uma entidade.
    - modelar a interação entre substâncias como um relacionamento M:N, relacionando duas substâncias. Se convertêssemos para o modelo relacional, teríamos duas chaves estrangeiras para substâncias.
    - modelar prescrição como uma entidade forte, com um relacionamento com substância e um relacionamento com médico+cliente (ternário). Entretanto, isso permitiria que uma prescrição fosse criada sem que tivesse um relacionamento com médico+cliente, ou seja, uma prescrição sem cliente.
    - criar uma especialização sem definir um atributo que justifique essa especialização. Por ex.: uma especialização de funcionário chamada Engenheiro com o número do CREA.

Se alguém tiver alguma dúvida ou encontrar algum erro, pode me mandar um email, ok?

Abraços.

Elaine