Excesso de tarefas

Excesso de tarefas

por Luiz Ricardo Romagnoli -
Número de respostas: 21
Oi professor,

gostaria de comentar sobre as tarefas exigidas a nós na disciplina. É opinião quase geral(pelo menos da maioria) que a quantidade de listas de exercícios está muito grande, beirando o exagero. Uma das implicações disso é a necessidade de uma dedicação extra(além do "normal") à disciplina e consequentemente menos empenho nas outras(muitos fazem várias outras disciplinas - os alunos do período ideal estão fazendo, em média, 6 matérias esse semestre), o que pode nos prejudicar bastante. Na minha opinião, não faz muito sentido tantas listas de exercícios assim visto que a disciplina terá provas. Uma outra coisa é que ainda teremos que fazer um projeto na disciplina, o que complica ainda mais a nossa situação. Além disso, é necessário que as listas tenham gabarito(respostas corretas dos exercícios testes respondidos incorretamente e respostas-padrão para as questões escritas), pois será com ele que saberemos onde erramos e como corrigir nossos erros.
Como essa é uma opinião relativamente geral, peço a todos que concordarem que postem aqui, expressando suas opiniões e motivos.

Muito obrigado.
Em resposta à Luiz Ricardo Romagnoli

Re: Excesso de tarefas

por Henrique Stagni -

Sim, apesar dos exercícios em si não serem tão difíceis, como cada lista contém uns 40 em média, acabamos gastando muito tempo neles, prejudicando as outras matérias.

Acho legal ter mais ou menos uma lista por aula para ajudar a  fixar a matéria, mas talvez as listas não precisassem ter tantos exercícios.

por Caio Braz -
De fato, está complicado mesmo, a quantidade de tarefas está bem fora de escala, em nenhuma outra matéria que eu já cursei, tive uma quantidade tão grande de tarefas em um espaço de tempo tão curto.

A quantidade de exercios das listas está um tanto quanto desproporcional (só para constar, juntando as 5 listas até agora, temos exatamente 200 exercícios).

A frequência das listas está bem grande tambem, nem entregamos as listas 2 e 3 e ja foram lançadas as listas 4 e 5, para serem entregues uma semana após, nesse ritmo no final do semestre teremos feito 27 listas, que se foram aproximadamente do mesmo tamanho, totalizarão mais de 1000 exercícios.

Aproveito também para pedir que seja esclarecido o mais rápido possível o critério de avaliação, isto também é muito importante.
Em resposta à Caio Braz

por hugo kondo -
Eu também acho que as listas estão excessivamente grandes, porque apesar da maioria ser testes, eles requerem tempo de pesquisa e nem sempre são facilmente achados.
Acho que uma lista por aula, assim como o Henrique falou, seria legal.

Quanto a ter um projeto, se realmente formos ter um, ficará ainda mais complicado pq teremos mais tarefas e provas acumuladas para serem feitas em um curto periodo de tempo.

por Gustavo Vilela -

Eu concordo com o que o Henrique postou. O fato de se ter listas voltadas para determinados assuntos é bom e é uma forma de cobrir todo o curso, mas o número de exercícios por lista é muito alto e por mais que não tenham um grau de dificuldade elevado, consomem um tempo consideravel para serem resolvidos.

Eu acho que listas no estilo da 3a (de RUP) são mais apropriadas, talvez uma média de 10 a 15 exercícios não seria tão pesado para nós.

por Thiago Figueiredo da Silva -

Concordo com os posts acima.

Estou fazendo 6 matérias (assim como várias outras pessoas) e fica bem complicado fazer tudo o que é pedido.

Em resposta à Thiago Figueiredo da Silva

por Joao M. Miranda -
Concordo com muito do que já disseram. Estou fazendo 6 matérias no periodo ideal, fazendo com que seja muito dificil ter tempo de fazer duas listas de 40 exercicios por semana.

por Fillipe Resina -
Concordo!

Como já dito, as listas são boas para fixar o conteúdo, sem dúvida, mas a quantidade está sendo excessiva.
Outras disciplinas que cursamos também exigem listas, outras ainda EPs, então não temos tanto tempo assim para dividir justamente entre cada uma.

Obrigado.

por Renata Claro -
De fato, as listas estão nos sobrecarregando, concordo com tudo que os meus colegas disseram. Professor, será que não seria possível diminuir a quantidade de questões por lista? Todos sabemos que a tendência é o acúmulo de tarefas e provas conforme o semestre vai chegando ao fim, e se agora já está pesado, dentro de dois meses ficará impossível.

por itai Soares -
Concordo, há um pouco de exercícios demais, estou fazendo 8 matérias mas sei que normalmente a média ta em 6 matérias, fico preocupado em saber o gabarito, pois em muitos casos ficamos no achômetro e no "foi o que encontrei".

por Lucianna Thomaz Almeida -

Concordo que as listas são úteis, porém muuuuito grandes.... Não fazemos apenas essa matéria, e usando tanto tempo para Eng Soft, prejudicamos nosso desempenho nas outras disciplinas.

E gostaria de pedir que você fizesse um gabarito de cada lista que já fizemos e das que ainda faremos, com as respostas dos exercícios escritos e de múltipla escolha, para que essas listas sejam nosso material de estudo para as provas.

por Rosimarci Tonaco -
Concordo. Está pesado mesmo, e estamos só começando o semestre...
Em resposta à Rosimarci Tonaco

por Marco Aurélio Gerosa -
Olá a todos,

Vocês estão olhando as listas sob a ótica errada. Elas direcionam o estudo e servem para avaliar o aprendizado. Não se deve caçar cada resposta sob demanda, vocês vão demorar muuuito mais tempo para resolver. Logo após a aula, deve-se ler o capítulo do livro correspondente ao conteúdo, com calma e atenção, rever os slides dados e só aí tentar resolver as listas. Vocês vão ver que vão resolver a lista em 10 a 15 minutos. A maior parte dos exercícios é de V ou F e não são esperadas respostas elaboradas nas questões discursivas. As respostas podem ser curtas e objetivas.

Ler o conteúdo correspondente ao que foi dado e rever os slides é o mínimo que se espera que o aluno faça após a aula. Nem precisaria existir listas para isto. Para um aprendizado efetivo, espera-se que os alunos dediquem-se extra-classe minimamente o dobro do tempo dispendido em sala de aula. Isto considerando que o tempo de sala de aula foi efetivamente bem utilizado. Tenho notado que muitos não tem prestado atenção suficientemente durante a aula, olhando para o lado, para cima, conversando, despencando a cabeça, faltando etc. Caso o aluno não tenha entendido o assunto ou apresente lacunas de conhecimento prévio, o tempo extra-classe com certeza vai ser maior. E o aluno não está "gastando" este tempo para o professor, está gastando em benefício próprio.

Por fim, as listas são divulgadas com prazo mínimo de 1 semana para que haja oportunidade de que sejam tiradas dúvidas em pelo menos 2 aulas presenciais. O curso também conta com um monitor que está a disposição. Até o momento, foram pouquíssimas dúvidas sobre a lista. Devo ter respondido depois das aulas umas 2 perguntas para umas 2 pessoas. Estou entendendo que isto é um indício que tudo está tranquilo.

Cabe ressaltar que as listas estão grandes neste início da matéria. Quando começarmos o projeto da disciplina, as listas irão reduzir consideravelmente de tamanho. O escopo da matéria é muito amplo, e listas com poucas questões deixam muito assunto de fora, o que gerará lacunas de conhecimento que atrapalharão o andamento do restante da disciplina. Além disto, em listas muito pequenas um erro tem peso grande, enquanto em uma lista grande um erro é diluído.

Com relação aos gabaritos, as questões de múltipla-escolha e de V ou F são automaticamente corrigidas. As discursivas já estão sendo. Em breve serão divulgadas as notas da primeira lista. Vocês podem e devem tirar dúvidas ou contestar as correções.

Enfim, faz parte da metodologia da disciplina as listas abrangentes no início da matéria. O que tem que mudar é a postura e a metodologia de estudo de alguns.

Em breve colocarei a lista sobre orientação a objetos - que por um assunto de amplo conhecimento da maioria (ou deveria ser, se não for é uma ótima oportunidade para ser), deve ser razoavelmente mais rápida de resolver.

abraços a todos e boas leituras antes de resolver as listas.

Marco

Em resposta à Marco Aurélio Gerosa

por Diego Moreno Quinteiro -
Professor,

Entendo a sua boa vontade em querer nos forçar à um profundo aprendizado da matéria, que julgo como uma das mais importantes do curso. No entanto concordo com meus colegas em relação ao volume de trabalhos exigidos.

Primeiramente, gostaria de comentar sua colocação:

"Ler o conteúdo correspondente ao que foi dado e rever os slides é o mínimo que se espera que o aluno faça após a aula. Nem precisaria existir listas para isto. Para um aprendizado efetivo, espera-se que os alunos dediquem-se extra-classe minimamente o dobro do tempo dispendido em sala de aula."

A aula deve ser suficiente para para passar o conteúdo. Nosso curso é presencial e como tal a ementa deve caber inteira nas aulas. Conteúdos extra-classe devem ser bem dosados, os alunos não tem tempo sobrando.

Aliás, essa idéia de despender o dobro do tempo da classe em atividades extra-classe é absurda, os alunos tem uma carga horária enorme de aulas presenciais, se triplicarmos essa carga a conta não fecha.

Outra colocação que gostaria de comentar:

"O escopo da matéria é muito amplo, e listas com poucas questões deixam muito assunto de fora, o que gerará lacunas de conhecimento que atrapalharão o andamento do restante da disciplina."

O escopo é amplo e o tempo é limitado, então a solução é adotar uma abordagem generalista ao invés de detalhista e não tentar ampliar a carga horária do curso indefinidamente. Não adianta ignorar o limite de tempo, temos que adequar o curso à ele.

O seu interesse é que os alunos absorvam o conteúdo e o dos alunos é absorver o conteúdo. São os mesmos interesses. Por isso, peço que analise a situação com mais cuidado e não ignore a avalanche de e-mails da parte interessada que está insatisfeita.

Abs,
Diego

por Caio Braz -
Ok, vamos analisar:

1 semana = 7 dias = 168 horas

Vamos supor que eu seja uma pessoa normal que goste de dormir 8 horas por dia, então sobram 112 horas "livres" na semana.

Agora vamos supor também que eu faça 6 matérias = 24 créditos, que são basicamente 24 horas em sala de aula por semana. Somando a isso o dobro do tempo fora da sala de aula para cada matéria, teriamos mais 48 horas fora da sala de aula, totalizando 72 horas.

Então, temos 112 - 72 = 40 horas livres

Ou seja, temos por volta de 40 horas na semana para transporte (muita gente gasta até 4 horas por dia de transporte), alimentação, ver a familia, etc...

Mas se isso não é o bastante, tem pessoas que fazem (e precisam fazer) estágio, iniciação cientifica... como fazer?

Podemos ver que se eu fizer a conta supondo que no fim de semana, as pessoas preferem relaxar um pouco mais, assumindo então que a semana "util" tem 5 dias, a conta literalmente não fecha.

Em resposta à Caio Braz

por Marco Aurélio Gerosa -
A nova lista de orientação a objeto já está liberada.

Bom trabalho a todos.

por hugo kondo -
Professor qual o motivo de postar o anuncio da nova lista nesse tópico?

o senhor quis ser sarcástico ou é impressão minha?

nós estamos aqui discutindo com o senhor sobre o excesso de tarefas e o senhor posta mais uma lista para dois dias depois da entrega das listas 4 e 5 com 80 exercícios.

por Alexandre Martins -
"A maior parte dos exercícios é de V ou F e não são esperadas respostas elaboradas nas questões discursivas. As respostas podem ser curtas e objetivas."

Existe pontuação parcial nas questões discursivas? Como não é necessário caçar cada resposta sob demanda, quero saber se existe risco de ter uma questão totalmente perdida por deixar de colocar algum detalhe na resposta. sorriso