A proposta básica do projeto é que a partir de uma imagem digitalizada obtida de uma lâmina de exame de fezes, o computador possa identificar automaticamente candidatos a ovos de parasitas.

Esta possibilidade esta baseada no fato de que a maior parte dos parasitas de maior prevalência possui uma morfologia bastante típica e constante. O sistema deve achar os candidatos e eventualmente, até identificar qual o parasita.

A importancia decorre do fato de que em zonas urbanas como São Paulo, apesar de termos muita gente infectada com parasitas, o número de vermes por pessoa tende a ser menor que no campo e por consequência, o número de ovos nas fezes também tende a ser menor. Uma consequência disto é que fica mais díficil fazer o diagnóstico. Tenta-se compensar isto fazendo mais laminas por pessoa, mas o exame de uma lamina é muito trabalhoso e consome muito tempo. No caso, com um numero de pacientes na casa das centenas, na quarta lamina não se vê mais nada e aí, mesmo que estejam lá, perde-se boa quantidade de ovos e a chance de fazer o diagnóstico.